junho 04, 2015

Resenhando: Cartas de Amor aos Mortos

Por: Letícia

"Alguns segredos só conseguimos contar aos nossos maiores ídolos."


O que posso dizer do meu livro favorito? Cartas de Amor aos Mortos chegou a mim de um modo estranhamento estranho. Eu e esse livrinho temos uma grande história de superação e amizade. 

O caso foi o seguinte:

Em minha antiga escola, não havia uma única menina que não fosse uma patricinha mimada, e era meio que óbvio que elas não chegavam perto de mim por eu ser "a garota viciada em animes e livros", resumindo, eu era a nerd e só os meninos se aproximavam de mim.

Num belo dia de chuva, uma das garotas (eu não citarei nomes), chegou na escola reclamando com as "migs" dela que tinha comprado um livro e tinha se arrependido porque o livro era terrível, mas claro que ela usou palavras bem mais pesadas. Num momento de raiva, ela jogou o livro na lixeira da sala e depois agiu como se nada tivesse acontecido. 

Era meio que óbvio que eu não ficaria ali parada olhando um inocente sendo jogada no lixo. Quando todos saíram da sala, eu fui à luta e resgatei o coitadinho das trevas. Foi quando vi a capa e percebi que era Cartas de Amor aos Mortos, na eu já tinha ouvido falar e já queria comprá-lo, mas já tinha acabado com o dinheiro da mamis comprando toda a saga de Maze Runner.

PS: Gente, dá um desconto! Eu era viciada em Maze Runner na época!
PS²: Admito que pirei e gritei quando fui ver esse filme no cinema.

Na hora, eu guardei o livro dentro da bolsa e torci para que ninguém notasse que o livro tinha sumido da lixeira. Por sorte, ninguém notou. Mas parecia que a dona do livro tinha feito um pacto com o demônio porque a chuva engrossou bem na hora da saída, daí eu fiquei tipo: "Como eu vou pra casa nessa chuva? Vai molhar o livro!"

Eu tomei uma honrável decisão naquele momento. Tirei meu moletom e enrolei o livro nele, e para terminar, coloquei bem no fundo da bolsa. Resultado: chegar em casa toda molhada, com a mochila, livros e cadernos da escola encharcados, mas um livro incrível a salvo daquela maldade. 

Não sei vocês, mas eu sou uma grande leitora apaixonada, então faço de tudo para proteger e cuidar dos meus filhotes. E sim, tudo valeu a pena, pois Cartas de Amor aos Mortos é incrível.



Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop… sem nunca entregá-las à professora.



Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.



Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.








“Uma história brilhante sobre a coragem necessária para continuar vivendo depois que nosso mundo desmorona. Uma celebração comovente do amor, da amizade e da família.” - Laurie Halse Anderson, autora de Fale!



“Assim como Kurt, Janis, Amelia e outros que já se foram mas de algum jeito permanecem aqui, Cartas de amor aos mortos deixa uma marca indelével.” - Gayle Forman, autora de Se eu ficar


Bem, esta foi a sinopse.

Admito, o livro é narrado por uma personagem bem depressiva, mas com uma história incrível e muito bem detalhada. As personagens da história são únicas e em vários momentos, eu tive raiva de Laurel pois ela sempre dava um jeito de tentar machucar e afastar as pessoas ao seu redor, mas no final, ela finalmente consegue aceitar e encarar seus fantasmas do passado para então viver sua própria vida e sair da sombra da irmã.



Outra coisa que eu achei incrível foi que as cartas que ela escreve são para pessoas famosas mas que já morreram, e ela mesma fica se perguntando: Será que vocês lerão minhas cartas? Quem vocês realmente eram? Vocês também sofreram como eu?

Ela selecionou exatamente para quem ela estaria escrevendo aquela carta. De acordo com o sentimento dela naquele momento, ela escolhe alguém famoso que já morreu que se parecia com ela naquele momento, isso foi o que eu mais achei extraordinário na autora.

Ava Dellaira, você arrasa! 

Enfim, eu recomendo bastante este livro para vocês. Há vários pdf's por toda a net e o livro está completo no wattpad, só baixar o aplicativo e você tem uma biblioteca virtual grátis no celular a todo momento.



3 comentários:

  1. caraca, eu pensei que fosse uma das únicas que ainda achava cartas de amor aos mortos o melhor livro já escrito, porque parece que todo mundo só ama os livros do John Green -_- kkkk, ri muito ao ler a sua história de amor com esse livro, mas eu meio que não posso falar porque eu faria a mesma coisa e.e mas que tipo de animal joga um livro no lixo? pois eu te amo pq você resgatou o coitadinho, continue assim
    continuem com o blog porque ele é incrivel, eu amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~Hatori
      Pois é, eu faço tudo por um livro amigo, e acho que nunca me arrependi disso. Em breve estaremos fazendo mais postagens sobre livros, se tiver algum pedido, é só comentar que iremos procurar nos informar.
      Beijos!

      Excluir
  2. gostei da sua historia com esse livro, faz de cidades de papel

    ResponderExcluir