novembro 02, 2015

Resenhando: Como eu era antes de você

Por: Letícia

"O pior é perder a capacidade de tomar suas próprias decisões, de não ser capaz de fazer qualquer coisa sem ajuda."


























Quanto tempo, não? Em nome da equipe, vim pedir desculpas pelo abandono do blog, mas posso garantir que voltaremos com tudo. Estive ocupada a semana inteira dando um novo visual para o nosso cantinho e só agora pude fazer um post. Ainda acontecerão algumas mudanças, mas o principal já está estabelecido. Mas vamos a nova resenha...

Quem leu meu último post sobre livros, sabe que minha autora favorita é a Jojo Moyes. Alguns dos grande motivos de adorar esta mulher são: escrita magnífica, estórias emocionantes e bem desenvolvidas, tretas ( amo tretas ), e o mais importante, personagens e finais realistas. Ninguém barra essa mulher quando o assunto é realismo, algo que eu adoro em livros. Nunca fui muito adepta a contos de fadas, apesar de gostar muito de romances. Só para vocês verem, meu conto de fadas favorito era Chapeuzinho Vermelho.


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Quando li a sinopse deste livro pela primeira vez, logo imaginei que ele seria aqueles romances água com açúcar com um final lindo e romântico, onde Will conseguiria andar novamente e casaria com Louisa. Mas acabei ganhando ele num sorteio literário que fiz com uns amigos. Na época, odiei o presente, pois o outro livro que estava sendo sorteado era Os 13 porquês, e eu o queria muito. Acabei deixando este livro guardado na prateleira por bastante tempo, mas nas férias do meio do ano, resolvi usá-lo para tentar afastar o tédio. E não é que eu gostei?

Louisa não é aquelas mocinhas bestas e românticas que se queixam de tudo e todos e após qualquer obstáculo, já quer desistir de tudo. Ela também não é o tipo que possui milhares de sonhos no qual ela luta para realizá-los. Ela é o tipo de mocinha que apenas quer um namorado, gosta de seu emprego de garçonete e não se importa nem um pouco com dinheiro ou com o que as pessoas acham de sua forma de agir ou sua aparência - isso porque as roupas dela são bem "extravagantes", como Will mesmo mencionou. 























Desde que completou a maioridade, Louisa trabalha como garçonete num café onde adorava estar e se sentia absolutamente ótima. Mas quando o proprietário resolve fechar as portas, ela precisou procurar um novo emprego já que precisa ajudar nas despesas da família. Seu pai trabalha numa fábrica e corre o risco de ficar desempregado, sua mãe é dona de casa, seu avô é doente e sua irmã, que trabalhava numa floricultura, resolve deixar o emprego para entrar na faculdade e gastar ainda mais. Para completar, ainda tem o sobrinho pequeno em que eles se revezam para cuidar. 

Com tudo isso em mente, ela passa mais de duas semanas na agência de emprego, já que sua falta de estudo dificulta tudo mais. Se não me engano, ela começou três empregos mas acabou falhando, inclusive, um deles era numa fábrica de frangos. Como ela não conseguia se adaptar a nenhum deles, continua procurando. Até que um dia surge um emprego que consiste nos cuidados de um tetraplégico. Apesar de não ter nenhuma experiência na área, ela decide tentar. E é aí que conhece Will Traynor.


























Will costumava ser um advogado respeitado em Londres que gostava bastante de curtir a vida, fazendo viagens fantásticas pelo mundo com sua namorada. Agora, com 35 anos, é um homem amargurado e mal-humorado com todos ao seu redor, apesar de ser inteligente e culto. Há dois anos, foi atropelado por uma moto que o deixou tetraplégico. Vive isolado do mundo, cortou contato com seus amigos e conhecidos, os únicos que o veem no momento são seus pais - pra variar, milionários, frios e etc... -, o outro cuidador, Nathan, que o ajuda com as necessidades masculinas, e a mais recente, Louisa.

Ao chegar lá, Louisa e Will têm o primeiro contato - que não foi nada amigável da parte dele. Ela tenta se esforçar para agradá-lo, mas ele sempre lhe dá cortes e patadas, tentando convencê-la que a mesma é desnecessária ali. Louisa pensa em desistir depois do terceiro dia de trabalho, mas Camilla - a mãe de Will - insiste o quanto pode para que ela fique. Depois disso, ela começa a tratar Will com a mesma antipatia e sarcasmo, e é aí que entra a comédia. Ver esses dois brigando me arrancou boas risadas.

Após algumas semanas, ela sente que estão escondendo algo de si. É quando descobre que assim que seu contrato de seis meses terminar, Will pretende ir para Dignitas - uma clínica na Suíça - para morrer. Depois disso, Louisa pensa em desistir mas repensa e decide que seu objetivo é fazer Will mudar de ideia. Ela começa a levá-los a lugares pela cidade, para tentar fazê-lo ver a beleza da vida novamente. Aos poucos, eles começam a ter uma relação de amizade que vão se transformando em amor. Aí começa a treta que eu amo: o namorado de Louisa, Patrick, apesar de se concentrar muito mais em suas maratonas de corrida, começa a se sentir incomodado com o tempo que ela passa com Will. E o próprio Will começa a tentar fazer Louisa superar um trauma do passado e tenta fazê-la ter mais sonhos e ambições, para que aprenda a viver do mesmo jeito que fazia antigamente.

Aos poucos, ela percebe que Will lhe dá mais atenção que Patrick, percebe que ele lembra até dos mínimos detalhes da vida de Louisa, já que ela insiste em tagarelar sobre tudo do mundo lá fora e de sua vida - e apesar do mal-humor, Will sempre prestava atenção no que ela dizia. Daí ela passa a planejar atividades criativas e divertidas para fazer com Will até que o contrato de seis meses acabe. 



Posso dizer que este não é um livro feliz, mas não deixou de ser maravilhoso. A história foi bem realista e emotiva. Os personagens eram como pessoas reais que sofrem o que as pessoas reais sofrem. A Jojo nos ensina lições fantástica sobre dinheiro, ambição, felicidade e preconceito, e é isso que mais amo nessa mulher. Os livros dela são fantásticos e emocionantes. Nós nunca sabemos se ele vai ter um final feliz ou não. Ao todo, ela possui 12 livros, no qual apenas sete foram traduzidos no Brasil. Eu tenho quatro, e apesar de tudo, Como eu era antes de você não supera Casa das Marés e Um mais um. Acho que Casa das Marés foi bem mais elaborado e Um mais um foi mais romântico e divertido. Mas ainda pretendo fazer resenha dos outros livros de Jojo para vocês.

Mesmo assim, Como eu era antes de você tem um local muito bem guardado no meu core, é emocionante e linda essa estória. Foi este livro que me incentivou a ler os outros de Jojo, e aí ela virou minha autora favorita. Este livro foi feito para pessoas que queiram uma leitura profunda e busquem um romance realista. E o mais importante: Como eu era antes de você vai virar filme! Isso mesmo! O estúdio MGM comprou os direitos cinematográficos de Como eu era antes de você. Veremos essa estórias nas telinhas em breve. A previsão é do final de 2016.

Só nos resta cruzar os dedos agora e esperar para chorar no cinema - eu sempre levo uma caixinha de lenços pro cinema quando vou ver meus livros que viraram filmes. Agora é rezar por Um mais Um virar filme também...

"Mas é um pouco louco, pensar em amar alguém que não pode... você sabe, amar você."

10 comentários:

  1. Aleluia ao senhor! Vocês finalmente voltaram!
    Voltaram arrassando logo com uma resenha de um livro que amo
    Também estou ansiosa pel filme mas também torço pelo filme de Um mais um porque foi o melhor dela na minha opinião.
    Não sumam de novo, beijos de chocolate!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muito bem dos livros dessa autora, e essa história me parece ser muito bonita e nada comum com o que estou acostumada a ler, vou anotar a dica de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog de vocês, principalmente as postagens sobre livros e animes!
    Li e também não consigo esquecer esse livro maravilhoso, este livro ficou marcado para sempre em meu coração, meu apaixonei por lou, treen, will, todos uma história rica em detalhes e muito tocante, um livro que deixou saudades e uma lição de vida. Como eu era antes de você, faz a pessoa sentir emoção, paixão, amor, ódio, é uma mistura tão forte de emoções, ja sinto falta.

    ResponderExcluir
  5. Ola, linda resenha e lindo blog, tenho muita vontade de ler este livro, primeiro pelo tom profundo e segundo para ver o filme depois.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que prefiro outros livros da Jojo, mas esse aqui também é muito bom <3
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  6. Oi gente, tudo bem?
    Adorei a resenha. Eu acabei de ver o trailer do filme e aí fui procurar saber mais sobre a história e encontrei o particulas infinitas! :D

    Já tô acompanhando vocês, beijão!
    Nada Leonina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz que tenha nos achado graças à esse livro <3
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?
    Primeiro quero agradecer a visita. Bom, sou suspeita para falar desse livro porque eu me apaixonei pela história, mesmo como o drama que ele conta. A Jojo tem o dom de cativar com suas belas histórias e belas palavras. Estou bem ansiosa com o filme e como vão reproduzir esse romance.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei muito ansiosa pelo filme, ainda mais depois do trailer que saiu. Pelo o que tudo indica, eles não mudaram muita coisa. Talvez finalmente tenhamos uma adaptação perfeita, né?
      Obrigada por comentar!

      Excluir