fevereiro 08, 2016

Resenhando: Casa das marés

Por: Letícia

"O que era uma morte comparada com milhares?"
























Já deixei bem claro que sou muito fã da Jojo Moyes, e claro que eu teria de publicar uma resenha sobre meu livro favorito dela. Ela tem o dom de escrever dramas românticos que marcam todos que leem, e este foi um dos dramas que mais me deixou com o coração na mão. Quem acompanha as histórias dela sabe do que eu estou falando. Essa mulher é incrível. E as heroínas de suas histórias são cativantes, cada uma à sua maneira. Mas a heroína que amo é de Casa da Marés, Lottie Swift, apesar de gostar muitos das outras também, principalmente a de A garota que você deixou pra trás, Sophie Lefèvre.

E assim como A garota que você deixou pra trás, esse livro também é dividido em partes - 3 para ser mais exata - e essas partes tem um intervalo de tempo de muitos anos - neste aqui são 50 anos. Outra coisa que gostei foi da narrativa ser em terceira pessoa, eu tenho preferência por livros assim, pois acho que é melhor para ter uma visão mais ampla de todos os personagens e compreendê-los. Mas como todos os livros dela, retrata perdas, amores impossíveis e uma vida mergulhada em realidade. Realmente, os livros dela são uma verdadeira delícia.
Título: A casa das marés (Foreign Fruit)
Autora: Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Romance, Drama, Ficção,
Ano: 2003
Tradução: Marcia Heloisa Amarante Gonçalves
Páginas: 476
Nota: ★★★★★♥

Sinopse: Na década de 1950, uma cidade litorânea chamada Merham é dominada por uma série de regras sócias austeras. Lottie Swift, acolhida durante a guerra e criada pela respeitável família Holden, ama viver ali naquela cidade, mas Célia, a filha legítima do casal, não vê a hora de ultrapassar os limites de Merham. Quando um excêntrico grupo de artistas se muda para Arcádia, a velha mansão art déco construída de frente para o mar, as meninas não resistem à tentação de se aproximarem deles. Mas o choque para os moradores de Merham é inevitável e acaba por desencadear uma série de acontecimentos que terão consequências trágicas e duradouras para todos. Quase cinquenta anos depois no início do século XXI, Arcádia começa a ser restaurada, voltando à vida e, mais uma vez, trazendo à tona intensas emoções. E a magia que permeia a mansão faz com que os personagens confrontem suas lembranças. 

Logo no primeiro capítulo já somos apresentados à família Holden, que "adotou" Lottie. Já de cara dá pra perceber que a família é bem problemática, mas tenta manter as aparências de perfeição. Os filhos da Sra. Holden são todos problemáticos, um de cada jeito próprio, o Sr. Holden praticamente evita todos da família e prefere passar o tempo trabalhando - ao lado de sua secretária - e a coitada da Lottie que vive pelos cantos em completo silêncio. Acho que a pior de todos ali é a Célia, a filha mais velha e super amiga de Lottie. A impressão que tive dela foi de completo assanhamento, e toda vez que ela apronta alguma barrada, adivinha pra quem vai a culpa? Da menina que foi adotada pelos Holden e é "uma péssima influência". 

Mas depois de algum tempo, finalmente Lottie resolve fazer uma burrada por conta própria. Quando um grupo de artistas se muda para Arcádia, a casa na praia mais linda e moderna da cidade, as duas curiosas resolvem ir visitá-los. Só que esses artistas são bem excêntricos, se comparados à época em que vivem, anos 50, mas tenho certeza que se fosse hoje, eles seriam como qualquer outra pessoa. E depois que praticamente toda a cidade descobriu das visitas que as duas estavam fazendo, foi um verdadeiro escândalo e a Sra. Holden mandou Célia para Londres, para tentar apaziguar os ânimos da cidadezinha. E é aí que a verdadeira começa.

Quando Célia retorna à cidade, está noiva de Guy, e o outro para apresentá-lo a sua família. Só que acaba que Lottie se apaixona por ele à primeira vista, - literalmente à primeira vista. De início ela tenta resistir, já que o noivo de sua melhor amiga e filha da família que a acolheu depois da Segunda Guerra Mundial, mas depois que ela descobre que seu amor é correspondido e que Guy está disposto a cancelar o casamento com Célia para ficar com ela, a nossa heroína precisar tomar uma decisão que vai mudar a história de todos. Só que claro, não podemos esquecer que isso aqui é um drama de Jojo Moyes, então teve muita pegadinha.

“Como explicar que assim que pusera os olhos em Guy tudo o que ela sabia e acreditava lhe fora tirado subitamente, como se alguém tivesse puxado um tapete debaixo dos seus pés?























Passamos para a segunda parte do livro, 50 anos depois, e somos logo apresentados à Daisy Parsons, uma decoradora que acaba de ser abandonada pelo namorado e com uma filha de 4 meses, é chamada para restaurar uma mansão antiga numa cidadezinha chamada Merham. Lá ela irá conhecer a Sra. Bernard, a última dona da mansão chamada Arcádia, uma mulher fria e sem papas na língua que está cercada de segredos e parece ser meio temida pela cidade inteira. Logo, Daisy percebe que a cidade parece ter parado no tempo dos anos 50, pois continua daquele jeito antigo que sempre tanta deixar tudo do mesmo jeito e com a aparência perfeita. Os mesmos costumes de antigamente ainda são aplicados por lá.

Logo, Daisy vira o alvo de chacota da cidade, por estar tentando mudar o visual da mansão Arcádia para mais moderno. E ainda por cima, seu chefe é bem exigente e quer a todo custo que ela termine logo o projeto, mesmo tendo que aturar os protestos e manifestações dos moradores de Merham, e ainda por cima precisa organizar seu tempo para cuidar de sua filha e tentar esquecer que foi abandonada pelo namorado. E acima de tudo ela está curiosa para saber sobre a misteriosa Sra. Bernard, que está sempre lá para auxiliá-la e até a ajuda a cuidar da filha.



E é aí que veremos que fim levou os personagens da primeira parte. A terceira parte conta a história de todos eles, Lottie, Célia e Guy. E eu chorei porque acaba que o final foi mais emocionante do que eu esperava. Muita gente não gostou desse livro porque acharam que a parte 3 deixou a desejar e alguns trechos são incompreensíveis, mas eu amei. Confesso que algumas coisas eu já estava até imaginando o que aconteceria, principalmente o mistério da Sra. Bernard. No entanto, gostei porque apesar de tudo, é um livro maduro e bem elaborado, pois a Jojo se concentrou até nos pequenos detalhes, e eu também sou bem fã de detalhes.

Só é uma pena que este livro tenha originalmente sido publicado em 2003 pela Jojo e o Brasil o trouxe em 2007, mas como ela ainda não era muito conhecida, não fez sucesso e pararam de vender. Após o sucesso de Como eu era antes de você e outros, eles publicaram de novo com uma nova capa - essa das fotos - em 2015. Foi aí que pude ter acesso a este livro. Comprei-o junto com Um mais um, outro grande livro da Jojo. Só fiquei meio surpresa porque A casa das marés é bem grosso, e fiquei bem ansiosa por lê-lo. Ainda assim, A casa das marés continua sendo o menos famosos dela aqui no Brasil, por isso está no nosso marcador de Mundo Indie.

Enfim, é uma leitura completamente envolvente e que nos deixou com várias mensagens para refletir, principalmente com a questão da aparências e das pequenas escolhas que podem mudar nossa vida completamente. Posso dizer, e sei que muitos concordarão, que a Jojo realmente vale toda a fama que possui. Quem ama ela sabe muito bem como é sofrer com suas histórias mas também amá-las de coração. Totalmente recomendável para todos os que procuram um bom drama e um romance magnífico!

“Aquela casa exercia sempre o mesmo efeito sobre ela. Sentia-se atraída, embalada pela aragem dos acordes menores que a brisa do mar soprava, provocante, em sua direção. Sussurravam os seus segredos, sugeriam lugares inéditos, novas maneiras de ser. Você precisa aprender a sonhar, Adeline lhe dissera.“ 

35 comentários:

  1. Eu li Como Eu Era Antes De Você e me apaixonei, comprei outros livros dela e fiquei na expectativa para ler todos e fui ler A Última Carta De Amor, e achei uma diferença enorme ao primeiro livro que li dela, fiquei um pouco decepcionada e receosa de ler outros... Mas essa sua resenha me despertou a vontade novamente de ler outros trabalhos de Jojo Moyes, esse parece ser incrível.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não consegui comprar A última carta de amor, mas pelo o que disseram, parece ser bem diferente do estilo dela. Fiquei ainda mais curiosa agora para ver.
      Posso lhe garantir que esse aqui também tem diferença para os outros livros, mas eu achei muito bom por causa do drama bem estruturado e do romance imperdível.
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Esses dias vi uma moça no metrô com esse livro. Juro que ela nao piscava os olhos!!!!!

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu também não pisquei enquanto lia, haha.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Olá,

    todo mundo ama os livros dessa autora, mas, sei lá, eles não me chama muita atenção...

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, todo mundo ama Como eu era antes de você. Eu até gosto mas prefiro esse daqui.
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Não conhecia a autora, não sou ligada em romances, mas achei a obra interessante!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, é mais drama do que romance, mas continua sendo muito bom! <3
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, mas conheço a Jojo por conta do livro Como Eu Era Antes De Você, estou louca pra ler esse! Beijão ;*
    www.myfavoritekiss.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente só conhecem essa por ele mesmo, mas eu pessoalmente acho os outros livros melhores <3
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Letícia, Suyannamyta e Lívia,

    Primeiro adorei o blog de vocês! Ele é versátil e eclético, ou seja, atrairá pessoas curtem livros e outros temas ou surtem outros temas e livros ainda não, mas poderão se motivar com as resenhas de vocês.
    Não conhecia este livro da Jojo e sua resenha desperta o desejo de lê-lo.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é porque temos gostos diferentes, por isso os posts tem essas diferenças, haha.
      Posso te garantir que não vai se arrepender desse livro <3
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Oi!!
    Adorei a resenha!
    Super completa e me deixou com vontade de ler esse livro hahaha, nunca tinha ouvido falar, parece ser super bacana!
    Beijos e obrigada pelo comentário que fizeram no meu blog viu? Amei!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_LbfE9UtwYs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de um romance bem detalhado, então esse livro está realmente perfeito!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Eu ainda não tive coragem de ler nada da Jojo porque eu acho que vou chorar em todos os livros rsrsrsrs Mas talvez eu comece por esse! Adorei a resenha!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Ooi! :)

    Desde que conheci Como Eu Era Antes de Você tenho vontade de lê-lo. Eu não era muito fã de romances até um tempo atrás, mas estou muito a fim de ler algo da autora ♥

    Abraços,
    Tia War
    youtube.com/voceetaolivrotv

    ResponderExcluir
  10. Eu amo a Jojo, MAS, acabei de ler muito recentemente "Como eu era antes de você", ainda não conseguir tirar toda a água que imundou minha casa amiga... essa mulher mexe demais com o emocional da gente... não é fácil, é difícil... eu sofri... mas com certeza, depois que passar a ressaca literária... depois de ler a Julia Quinn e ri um pouco vou voltar a Jojo pois sei que é emoção e amor na certa!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  11. Oie lindona tudo bem? Passando para dizer que amei seu cantinho e que já estou aqui seguindo, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa quero muito ler este livro ! Ainda estou lendo Como eu era antes de você , mais já adicionei a minha lista de leitura da autora junto com Um mais um.
    E ,é claro , não posso deixar de falar que a sua resenha é ótima , você escreve muito bem , parabéns !

    http://mklawand.wix.com/escritoporumagarota

    ResponderExcluir
  13. Que resenha linda, fiquei curiosa para ler esse livro.

    O cantinho de vocês está lindo, bjos


    Espero sua visita!
    www.meninadeouro.net
    me diga no instagram @blogmeninadeouro

    ResponderExcluir
  14. Otima resenha, parece muito bom mesmo !

    Beijos, ♥
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia mas parece muito interessante! :) Obrigada pelo comentário no nosso blog, fico muito feliz por gostarem do nosso blog. Já estamos a seguir o vosso!

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderExcluir
  16. Segundo sua resenha parece ser ótimo, adoro ler, vou comprar e depois te conto o que achei,tá?
    Super bjks ♥
    CariocaBásica

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar dessa Jojo Moyes e sempre falam que os livros são muito bons e eu quero muito lê-los e eu gostei da resenha desse livro.

    Indiquei você ao Prêmio Dardos, espero que goste.
    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Tenho livro da Jojo, mas ainda não li. Gosto bastante do gênero e acho que irei gostar bastante dela.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  19. Ah, a Jojo é um amor eterno!
    Eu sou apaixonada pelos livros dela.
    A Casa das Marés eu tenho, mas não li ainda.
    Eu sei que deve ser lindo, como os outros.
    Sou apaixonada por Como Eu Era Antes de Você e Um Mais Um.
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  20. Tamém nãoconhecia esse livro .., nunca lia Jojo mas desde ano não passa já fiz vídeo falando das leituras que farei...rsrsrs não posso falhar..
    Meninas( Lê, Su e Lí estou tagueando vocês, segue a publicação bjusss
    http://theluckstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Também adoro a Jojo!
    Eu só li Como eu era antes de você, mas foi suficiente pra me encantar com a maneira dela escrever.
    Todos os livros dela já tão na minha listinha, mas adorei saber um pouco mais dessa história!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  22. Que legal
    ja quero ler esse livro
    essa autora eh boa!
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Amei o blog de vocês. Está lindo e cheio de conteúdo bom. Sucesso para vocês :D

    www.bookecia.blgospot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu quero muito esse livro <3 Acho a história tão envolvente, dá vontade de ler mais e mais, vi algumas resenhas sobre ele e minha vontade só aumentou. Parabéns pelo blog.

    www.deixeiflorir.com.br

    ResponderExcluir
  25. A Ultima Carta de Amor foi tão decepcionante para mim, tão diferente de Como Eu Era Antes de Você (que eu amo), que confesso que fiquei com um pé atras em ler outro livro de JoJo. Espero me livrar desse bloqueio.

    Beijos,
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  26. Oieeeee! :p
    Não curto o gênero da Jojo, mas todo mundo q fala sobre os livros dela é apaixonado.
    Bom, talvez eu dê uma chance algum dia...quem sabe rs.
    Seu cantinho está um amor, parabéns viu?
    Obrigada pela visita lá no blog. Bjs.
    Lauri Brandão - Resenhista do Blog As Meninas Que Leem Livros
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Nunca li esse livro mas parece ser excelente, e te parabenizo pelo seu blog, está um arraso, e continue assim tenho certeza que vai colher muitos frutos bons, você e suas amigas tem tudo para ser um sucesso, beijosss gatas <3 https://blogdaxavier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir